R.E 8098     |  Seg à Sexta - 7h às 20h     | +55 11 3021-8682     +55 11 94840-0023     |     Facebook Youtube

Estética: massagem, drenagem e massagem relaxante

Massagem

A massagem é uma técnica que envolve deslizamento, fricção e amassamento corporal. É importante que a massagem seja feita por um bom fisioterapeuta, que saberá exatamente qual técnica aplicar para atender as necessidades do cliente.

 

Drenagem

É uma técnica de massagem usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Estes fluidos são responsáveis por transportar as toxinas para longe das células saudáveis, além de trazer materiais para as células que estão lutando contra vírus ou infecções. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.

 

Qual é a principal função da drenagem?

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antinflamatória do organismo.

 

Benefícios da drenagem em relação à estética:

O sistema linfático tem que funcionar bem e deve estar saudável para que não haja o aparecimento de celulite na pele.

A linfa (líquido presente entre as células e que apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo) é importante para transportar nutrientes e para remover fluidos e proteínas em excesso e para prevenir o inchaço do corpo.

O sistema linfático serve para manter as células irrigadas, e também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células. Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite. A celulite pode também ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

 

A drenagem linfática ajuda o emagrecimento?

A drenagem linfática é indicada para a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas, levando à diminuição de medidas do corpo. Porém, não ocorre a eliminação de gordura propriamente dita. O sistema linfático e os rins não tem a capacidade de filtrar gordura. Quando ouvir que com drenagem linfática ocorrerá a eliminação de gordura através da urina, saiba que esta informação não procede.

Para eliminar gordura e emagrecer, temos de estimular as reações químicas do nosso organismo a transformá-las em glicose para suprir as necessidades calóricas do corpo.

 

Para quem é indicada a Drenagem Linfática?

A drenagem é indicada no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. A massagem também é a principal indicação para recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdômen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação.

A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático, é ótima para relaxar e afastar o estresse.

O método é contra-indicado para quem sofre de insuficiência renal, trombose, hipertireodismo e para portadores de tumores no sistema linfático.

 

Massagem relaxante

A massagem relaxante tem como objetivo aumentar a circulação sanguínea do corpo. A técnica leva ao relaxamento corporal profundo, evitando o estresse e aumentando o bem-estar.

 

Massagem Modeladora

O que é?

A massagem modeladora possui diversos benefícios, entre eles está o combate à flacidez, a redução de medidas e redução das celulites. Cremes específicos para combater a celulite podem ser utilizados para potencializar os efeitos da massagem. Outros de seus benefícios são:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Eliminação das células mortas
  • Oxigenação das células e consequente eliminação de gordura
  • Eliminação das toxinas do organismo
  • Modelagem do corpo
  • Eliminação da retenção de líquidos que provoca inchaço
  • Melhora da função intestinal
  • Massagem modeladora e emagrecimento:
  • A massagem modeladora é feita através de movimentos rápidos e intensos que atuam diretamente nas células de gordura. Estas se tornam mais fáceis de serem eliminadas pelo organismo, proporcionam a redução de medidas e melhoram o aspecto da pele, reduzindo o grau das celulites.
  • Este tipo de massagem não deve ser considerado um procedimento emagrecedor, mas sim um método redutor de medidas

Benefícios da Massagem

1

Controle de estresse e ansiedade.

2

Melhora da circulação sanguínea.

3

Alivio de dores musculares.

4

Equilíbrio do sistema intestinal.

5

Diminuição do cansaço.

6

Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.