R.E 8098     |  Seg à Sexta - 7h às 20h     | +55 11 3021-8682     +55 11 94840-0023     |     Facebook Youtube

Treinamento Funcional

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é um tipo de treino dinâmico que mescla diferentes habilidades físicas naturais do ser humano, como correr, pular, agachar, puxar, etc., em um único exercício. Para beneficiar o corpo todo e não apenas um grupo muscular especifico, os exercícios são mais complexos, intensos e utilizam apenas alguns acessórios.

Muitos exercícios do treino funcional utilizam o próprio peso do corpo e a força de equilíbrio como carga de trabalho. Também podem ser utilizados acessórios como bolas, cinto de tração, mini trampolim, cones, etc. Como o objetivo do treino funcional é trabalhar a musculatura de forma global, existe menos riscos de sobrecarregar partes do corpo. Uma das vantagens desse treinamento é a diversidade de exercícios que podem ser aplicados, isso torna sua prática mais divertida e o praticante pode optar pelas atividades que o fazem sentir mais motivado.

 

Para quem é indicado?

Quem busca hipertrofia

Um erro bastante comum é o de acreditar que o treinamento funcional não é capaz de prover a hipertrofia. Embora a musculação seja o método mais efetivo de conseguir a hipertrofia, o treinamento funcional também pode ajudar a atingir esse objetivo, além de diminuir a quantidade de gordura corporal e aumentar a definição muscular.

 

Quem deseja emagrecer

Já para quem não quer ou não pode praticar a musculação e deseja emagrecer de forma dinâmica o treinamento funcional é o mais indicado, já que há uma grande variedade de exercícios e atividades, os quais, inclusive, são modificados com frequência.

 

Quem possui pouco condicionamento físico

Quem possui pouco ou nenhum condicionamento físico e deseja começar a praticar uma atividade física encontra no treinamento funcional um grande aliado, já que as tarefas podem ser adaptadas dependendo da condição física e motora de cada praticante.

 

Quem está lesionado

Com o acompanhamento e indicação corretos, o treinamento funcional pode ser utilizado como forma de recuperação de lesões, devolvendo e aumentando o equilíbrio e ajudando na consciência corporal.

 

Quem deseja melhorar a execução de tarefas do cotidiano

Justamente por ser funcional esse tipo de treinamento estimula movimentos rotineiros e por isso é extremamente útil para quem deseja melhorar a execução de tarefas do cotidiano.

 

Quem não gosta de rotina ao se exercitar

Parte das pessoas desiste da prática de atividades físicas por se sentirem desestimuladas devido à rotina entediante. Como o treinamento funcional compreende diversos movimentos e tarefas que são mudados constantemente, é ideal para quem deseja um treino sempre diferente.

Benefícios do Treinamento Funcional

1

Treino de diversas habilidades motoras.

2

Aumento de performance, condicionamento e resistência muscular.

3

Maior estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral).

4

Trabalha equilíbrio e flexibilidade.

5

Melhoria da eficiência de movimentos do dia a dia.

6

Auxilia na perda de peso e aumento da força muscular.